Brasil está pronto para o Campeonato Mundial B Junior de Curling

A equipe brasileira feminina já está na Finlândia para disputar o Mundial B Junior de curling com atletas do Clube Paulista de Desportos no Gelo

12/7/20232 min read

As meninas do time brasileiro junior de curling estão na Finlândia onde vão disputar a partir do dia 8 de dezembro o Campeonato Mundial B Junior da modalidade. O time composto pelas atletas Gabriela Farias, Isis Regadas, Melissa Sampaio e Ana Teodoro treina em Vancouver (Canadá) com o nosso parceiro Brazilian Curling Club. Para essa competição a treinadora que acompanha o time é Barb Bzeetnoff. Os treinamentos que são realizados no Canadá focam em trabalho técnico e tático. "Estamos treinando não apenas no gelo, mas também em sessões de estratégia no escritório. Eu também passo horas e horas na academia fora do treinamento da equipe", afirmou Gabriela Farias.

Gabi é a atleta mais experiente da equipe, tendo representado o Brasil nos Jogos Olímpicos da Juventude de 2020. Além disso, ela é a skip do time (atleta que lança as últimas pedras a cada end). Isis (third) e Melissa (second) disputaram essa mesma competição junto de Gabi no ano passado. Já Ana era a reserva da equipe na última temporada e agora assume a posição de lead. A experiência das atletas em competições internacionais traz esperança para bons resultados. "Ano passado lutamos bem contra o time do Canadá, perdendo nos últimas ends, esse ano estamos prontas para dar o nosso melhor e fazer história para o Brasil", disse Gabi.

A competição que começa no dia 8 e se estende até o dia 12 de dezembro será disputada por 27 países divididos em 4 grupos. Os vencedores de cada grupo passam para as semi-finais. O Brasil vai estar no Grupo D, junto de Áustria, Croácia, Dinamarca, Alemanha e Cazaquistão. Além do título, o campeonato dá três vagas para a disputa do Campeonato Mundial Junior de 2024.

A estreia do Brasil será contra a Dinamarca, no dia 8 de dezembro às 7h. O segundo jogo é contra as alemãs, também no dia 8. No dia 9, o adversário será o Cazaquistão. E o Brasil encerra a sua participação na primeira fase no dia 10 contra Croácia e mais tarde contra a Áustria.